Sobre nós

A Escola Municipal Jardim Leblon iniciou suas atividades em 02 de Fevereiro de 2015. A construção da estrutura física foi prevista no contrato de parceria público-privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Inova BH/Odebrecht. A princípio, a instituição atendia apenas a alunos do Ensino Fundamental, até o 6o ano. O atendimento à Educação Infantil iniciou-se no ano seguinte.

Veja, a seguir, imagens de quando a escola estava sendo construída.

O bairro Jardim Leblon, onde a escola se encontra, também é conhecido como Parque Jardim Leblon, Parque Copacabana  ou Vila Santa Branca. Tem como referência urbana do passado a Vila Apolônia (existente até hoje) e pertence à Regional Venda Nova.

 

A localidade servia de passagem para os antigos tropeiros por volta do século XVIII. Dos seus pontos de paradas, foram surgindo arraiais, vilas e, a partir desses muitos pontos de rotas comerciais e descanso, surgiu o núcleo central de povoamento da região de Venda Nova. O Jardim Leblon foi aprovado como bairro em Belo Horizonte no ano de 1976, mas o Parque Jardim Leblon existia no município de Santa Luzia desde 1950, tendo sua origem em loteamentos irregulares como a Vila Monte Universo, Vila Monte Carmelo e Vila Maria José. Mais tarde, estas vilas foram integradas aos bairros Copacabana, Jardim Leblon e Céu Azul. 

Veja, a seguir, imagens recentes da escola.

Atualmente, a escola conta com 8 turmas de Educação Infantil e 24 turmas de Ensino Fundamental (do  1o ao 5o anos) e atende a cerca de 760 estudantes. No Programa Escola Integrada, os alunos praticam capoeira, música, dança, jogos, arte e recebem apoio pedagógico.

 

Uma história relativamente recente, mas sólida no tocante ao incansável investimento para concretizar a cada dia uma educação pública de qualidade.

© 2020, por Escola Municipal Jardim Leblon.